Não sou associado. Quero me associar!

  • Previsão do tempo para Umuarama:

Após construir dez casas, empresa chinesa apresenta primeiro prédio erguido com impressora 3D

Edifício de apartamentos com cinco andares foi executado na cidade de Suzhou, na China, com investimento de 161 mil dólares
Após construir dez casas, empresa chinesa apresenta primeiro prédio erguido com impressora 3D

A empresa chinesa Winsun New Materials, que já havia construído dez casas de 200 m² utilizando impressoras 3D, apresentou na cidade de Suzhou, na China, o primeiro prédio de cinco andares construído com a tecnologia tridimensional.

A equipe de projetos da empresa imprimiu uma camada de concreto reciclado por vez, e utilizou o software CAD para traçar as plantas e calcular espaços para as redes elétrica e hidráulica, além de espaços para o isolamento interno. Em um segundo momento, os profissionais fizeram a montagem das peças que, apesar de serem ocas, foram reforçadas com aço.

O processo feito com a tecnologia 3D reduziu entre 30% e 60% o desperdício de materiais construtivos, e de 50% a 70% o tempo de obras. As despesas com mão-de-obra especializada, por sua vez, custaram metade do que seria gasto em uma construção convencional. De acordo com a Winsun, o custo do edifício foi de 161 mil dólares.

A nova construção será usada apenas como protótipo, no entanto, a companhia chinesa já anunciou que pretende produzir unidades habitacionais em larga escala, além de investir em impressoras 3D capazes de imprimir as peças necessárias para a construção de pontes e arranha-céus.

O equipamento utilizado para a impressão do edifício tem 6,6 metros de altura, 10 de largura e 40 de comprimento. Para se enquadrar aos padrões de construção exigidos pelas autoridades, a ferramenta teve de ser reforçada com suportes metálicos.

 

 

 

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

22/Janeiro/2015.
A Aeanopar quer saber!A Aeanopar quer saber!
O que precisa melhorar em Umuarama?
  •   Transporte
  •   Segurança
  •   Saúde
  •   Outros Setores
Área do Associado
É associado da Aeanopar?
Faça seu login abaixo:
Esqueceu sua senha? Clique aqui.
Não sou associado. Quero me associar!

Telefone:

(44) 3623-2628


Endereço:

Av. Pres. Castelo Branco, 3806 - CEP: 87.501-170 - Umuarama - Pr.


E-mail:

aeanopar@creapr.org.br